logotipo - dra Lilian Curvelo
  1. Home
  2. /
  3. Síndrome do intestino irritável
Sumário

A síndrome do intestino irritável consiste em uma doença crônica, mas não grave, que cursa com dor abdominal, inchaço e diarreia e/ou constipação. Seu principal problema é o prejuízo na qualidade de vida do indivíduo. Por isso, um diagnóstico e tratamento corretos são necessários para abordagem desta condição. Saiba como funciona!

O que é?

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que afeta o trato gastrointestinal, caracterizada por dor abdominal, inchaço, diarreia e/ou constipação. 

Essa condição não causa danos permanentes ao intestino e não está associada a um risco aumentado de desenvolver outras doenças intestinais.

Nesse artigo abordaremos os principais pontos associados à síndrome do intestino irritável, incluindo suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Fique até o final e tire suas dúvidas!

Causas

As causas exatas da síndrome do intestino irritável não são completamente conhecidas, mas acredita-se que diversos fatores possam contribuir para o seu desenvolvimento, como:

  • Distúrbios da motilidade intestinal, com contrações musculares mais fortes ou mais fracas do que o normal
  • Hipersensibilidade visceral à distensão do intestino, o que pode desencadear dor abdominal e outros sintomas
  • Alterações da microbiota intestinal (disbiose)
  • Fatores psicológicos: estresse, ansiedade e depressão podem afetar o funcionamento do trato gastrointestinal
  • Fatores dietéticos: alimentos gordurosos, laticínios, álcool, cafeína e alimentos ricos em fibras, podem desencadear ou piorar os sintomas
  • Alterações hormonais: algumas mulheres relatam uma piora dos sintomas durante o período menstrual

Embora a causa exata da síndrome do intestino irritável não seja conhecida, é importante lembrar que ela não é uma doença grave e não causa danos permanentes ao intestino!

Sintomas 

Os sintomas da síndrome do intestino irritável variam de pessoa para pessoa e podem incluir dor abdominal, inchaço, diarreia, constipação, alternância entre diarreia e constipação, sensação de esvaziamento incompleto do intestino após evacuação.

Além destes, também podem estar presentes muco nas fezes, náuseas, vômitos, sensação de plenitude após as refeições, perda de apetite e fadiga.

Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser intermitentes e variar em intensidade, o que pode afetar a qualidade de vida das pessoas com essa condição!

Diagnóstico

Não existe um exame específico para diagnosticar a síndrome do intestino irritável. O diagnóstico geralmente é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente e na exclusão de outras condições médicas.

Entre essas condições estão doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, câncer colorretal, infecções intestinais e síndrome do intestino curto. Os testes podem incluir exames de sangue, exames de fezes, colonoscopia, exame de imagem, entre outros.

Se os testes indicarem que não há outra condição médica subjacente, o médico pode fazer o diagnóstico com base nos critérios de Roma IV, que são um conjunto de critérios clínicos para diagnosticar a síndrome do intestino irritável com base nos sintomas do paciente. 

Os critérios de Roma IV exigem a presença de dor abdominal ou desconforto associado a pelo menos dois dos seguintes sintomas:

  • Melhora da dor abdominal após a evacuação
  • Alteração na frequência das evacuações
  • Alteração na aparência das fezes (como diarreia e constipação)

Tratamento

O tratamento da síndrome do intestino irritável envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui mudanças na dieta e no estilo de vida, terapia comportamental e, em alguns casos, medicamentos. 

A prática regular de atividade física pode ajudar a melhorar a função intestinal e reduzir os sintomas, assim como a redução do estresse por meio de yoga, meditação e massagem. 

A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse e a ansiedade associados à doença. As mudanças na dieta incluem evitar alimentos que desencadeiam sintomas. 

Existem vários medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas, incluindo antiespasmódicos, laxantes, antidiarreicos e antidepressivos.

É importante lembrar que o tratamento da síndrome do intestino irritável depende de encontrar a combinação certa de medidas para controlar os sintomas, o que pode levar tempo. 

Por isso, é importante trabalhar em conjunto com um médico para desenvolver um plano de tratamento personalizado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
a imagem mostra a Dra Lilian Curvelo de frente para a câmera, sorrindo e com a mão apoiada no queixo
Dra Lilian Curvelo
CRM 78.526/SP
RQE 84418 - Gastroenterologia

Sou médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização e doutorado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em transplante de fígado pela Universidade Erasmus-MC na Holanda.

Agende sua
Consulta

AGENDE AQUI
magnifiercrossmenuchevron-downarrow-down-circle