logotipo - dra Lilian Curvelo
  1. Home
  2. /
  3. Artigos
  4. /
  5. O que provoca esofagite e qual o tratamento indicado?
Sumário

A esofagite é uma inflamação que se desenvolve no esôfago. Ela é causada por fatores como a presença de micro-organismos, doença do refluxo gastroesofágico, alergias alimentares e alguns medicamentos. O tratamento é personalizado de acordo com a causa.

O esôfago faz a ligação entre a boca e o estômago. Ele é um órgão tubular que se movimenta para conduzir os alimentos até o estômago e pode sofrer diversas agressões, já que tudo aquilo que ingerimos passa por ali. Essas agressões podem desencadear um quadro de esofagite.

A esofagite é um processo inflamatório que acomete o esôfago, e ela pode ser provocada por diversos fatores. Inclusive, existem alguns riscos que favorecem ainda mais o desenvolvimento dessa inflamação.

Neste artigo você vai entender o que pode provocar a esofagite e de que maneira ela é tratada. Continue lendo para conferir!

Quais são os sintomas da esofagite?

Como você viu na introdução, a esofagite é uma inflamação que afeta o esôfago. Como todo processo inflamatório, ela provoca sintomas bem desconfortáveis, que atrapalham o dia a dia e a qualidade de vida. Alguns dos sintomas provocados pela esofagite são:

  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Perda de apetite;
  • Tosse;
  • Dor no peito;
  • Dor abdominal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Azia;
  • Má digestão; 
  • Eructação (arrotos).

Algumas pessoas também sentem que o alimento fica preso no esôfago e não consegue completar o caminho. Essa dificuldade para engolir pode causar engasgos.

Quais são as causas da esofagite?

Um processo inflamatório acontece quando um tecido de qualquer parte do organismo sofre algum tipo de agressão ou de lesão. O sistema imunológico desencadeia uma reação como sinal de alerta para aquele problema que está acontecendo no local, e isso causa os sintomas característicos das inflamações.

Existem diversos agentes que podem causar essas agressões ou lesões. Sendo assim, a esofagite pode ser provocada por diversos fatores, e isso caracteriza tipos diferentes para esse processo inflamatório, como você pode ver a seguir.

Esofagite infecciosa 

Esse tipo de esofagite é provocado por microorganismos, como bactérias, vírus e fungos. Até mesmo alguns parasitas podem estar presentes no tecido que reveste o estômago e provocar a esofagite, mas essa é uma condição mais rara. Geralmente essa inflamação acomete pessoas com a imunidade comprometida.

Esofagite de refluxo

O refluxo gastroesofágico é um dos grandes causadores da inflamação no esôfago. Isso acontece porque os ácidos estomacais retornam pelo esôfago, e como ele não tem proteção contra essas substâncias, elas provocam agressões e danos à mucosa, fazendo com que ela fique inflamada.

Esofagite por medicamento

A ingestão de alguns medicamentos pode causar irritações na mucosa do esôfago. Isso acontece, principalmente, se o fármaco ficar em contato com esse tecido por muito tempo, como quando não engolimos por completo um comprimido.

Esofagite de eosinófilos

Essa inflamação geralmente acomete pessoas que têm algum tipo de alergia alimentar. Quando o esôfago tem contato com aquilo que desencadeia a alergia, os eosinófilos, que são responsáveis pelas defesas do organismo, ficam concentrados no esôfago, reagindo às agressões da substância.

Conforme explicamos na introdução, também existem alguns fatores de risco que contribuem para a ocorrência da esofagite. Esses fatores são:

  • Gravidez;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Doenças imunossupressoras;
  • Histórico familiar de esofagite ou alergias alimentares.

Como é feito o tratamento da esofagite?

Para diagnosticar a esofagite, é feito um exame chamado endoscopia digestiva. Ele permite investigar os tecidos do esôfago examinando a parte interna desse órgão. Uma vez diagnosticado o problema, é preciso entender o motivo que está provocando a inflamação para que ela seja tratada conforme a sua causa.

Quando se trata de uma esofagite infecciosa, é prescrito um medicamento, como um antibiótico, que consiga combater o micro-organismo. Quando a esofagite é causada por refluxo, é preciso tratar essa doença para que a inflamação seja curada.

Na alergia, também é preciso identificar qual alimento provoca essa reação para fazer o tratamento da pessoa de forma particular. No problema causado por medicamentos, pode ser feita substituição da fórmula ou da apresentação do fármaco para que ele não cause agressões no esôfago.

Portanto, em todos os casos, é preciso buscar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso do problema, pois somente assim o tratamento será conduzido conforme a necessidade de cada um.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
a imagem mostra a Dra Lilian Curvelo de frente para a câmera, sorrindo e com a mão apoiada no queixo
Dra Lilian Curvelo
CRM 78.526/SP
RQE 84418 - Gastroenterologia

Sou médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização e doutorado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em transplante de fígado pela Universidade Erasmus-MC na Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

AGENDE AQUI
magnifiercrossmenuchevron-downarrow-down-circle