logotipo - dra Lilian Curvelo
  1. Home
  2. /
  3. Artigos
  4. /
  5. Quais os sinais de que sua saúde digestiva precisa de...
Sumário

O que você tem feito pela sua saúde digestiva?

Observar o que ingerimos e a qualidade da nossa é dieta é importante para a saúde - mas, ao contrário do que se pensa, não são só os alimentos que nós consumimos que impactam na nossa saúde digestiva - existem outros fatores que podem nos afetar negativamente, podendo levar ao surgimento de úlceras, azia e outros problemas.

É importante - e necessário - frisar que a saúde digestiva influencia na nossa qualidade de vida como um todo mas que, ao mesmo tempo, é reflexo das atitudes e hábitos que cultivamos, também. Um hábito muito comum, por exemplo, é o tabagismo - que não faz mal apenas para o sistema respiratório, dentes e boca, mas que pode levar a complicações do trato digestivo: azia, refluxo, úlceras e, em alguns casos, pode até mesmo afetar outros órgãos, como o fígado.

Outro item do cotidiano que pode fazer mal - especialmente se consumido em excesso, o que é muito comum em ambientes corporativos - é o café, que deve ser consumido com moderação pois aumenta a acidez do estômago. A ingestão frequente de álcool também pode causar danos estomacais e inflamação nas paredes internas do órgão.

No entanto, se há alguns hábitos de consumo que prejudicam nossa saúde digestiva, existem outros que podemos adotar visando a prevenção de doenças. Aumentar a ingestão de fibras, encontradas em legumes e grãos integrais, por exemplo, contribuem para o bom funcionamento do intestino; e, por falar em saúde intestinal, incorporar probióticos na dieta pode levar ao maior aproveitamento de nutrientes.

E, por falar em dieta, manter o cardápio com boas fontes de proteína pode ajudar, também, mas preste atenção: o ideal é, ao mesmo tempo, evitar alimentos muito gordurosos. Carnes com muita gordura ou fritura podem retardar o processo digestivo, levando a incômodos - prefira fontes mais "magras" de proteína. Além disso, é importante manter-se sempre hidratado e não esquecer de ingerir água durante o dia, diminuindo o consumo de café e refrigerantes - mas o faça preferencialmente separado das refeições.

Cuidar de nossa saúde digestiva, no entanto, não diz respeito só ao que ingerimos. É sabido que o estresse pode afetar a motilidade gastrointestinal - isto é, a forma como nossos órgãos se movem; além disso, altos níveis de estresse podem levar à liberação excessiva de hormônios que induzem a produção excessiva de suco gástrico, o que pode levar a úlceras e gastrite. Controlar os níveis de estresse e ansiedade, portanto, contribuem positivamente para nossa saúde digestiva. Assim como o autocuidado emocional, a prática regular de exercícios físicos também colabora para os mesmos fins, uma vez que auxilia na digestão e na perda de peso.

Por fim, é bom sempre se manter atento aos sinais que nosso corpo nos envia sempre que algo está errado. Neste caso, é preciso prestar atenção nestes sintomas: Dores frequentes na barriga; Refluxo; enjoo ou sensação de ardência no estômago após refeições; Mau hálito; Prisão de ventre; Dores abdominais; Excesso de gases; presença de sangue ao defecar. O aparecimento de alguns desses sinais pode indicar algum desequilíbrio na atividade ou na saúde de nosso trato digestivo.

Claro que, mesmo nos esforçando e aplicando essas medidas de prevenção, se os sintomas citados se apresentarem, a recomendação é buscar um médico e seguir suas recomendações.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
a imagem mostra a Dra Lilian Curvelo de frente para a câmera, sorrindo e com a mão apoiada no queixo
Dra Lilian Curvelo
CRM 78.526/SP
RQE 84418 - Gastroenterologia

Sou médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização e doutorado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-doutorado em transplante de fígado pela Universidade Erasmus-MC na Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua
Consulta

AGENDE AQUI
magnifiercrossmenuchevron-downarrow-down-circle