5. Risco de Doença Hepática Crônica: Estilo de Vida x Genética

Um estudo muito interessante publicado na revista Journal of hepatology deste mês, explorou como o estilo de vida e fatores genéticos influenciam o risco de desenvolver doença hepática crônica (DHC) na população em geral. Analisaram quase 28 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que:

• O risco de DHC aumenta com o número de fatores de risco cardiometabólicos (como obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial).
  • Fatores de estilo de vida pouco saudáveis, como alto consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo e dieta inadequada, aumentam significativamente o risco de DHC, independentemente de predisposições genéticas.
  • Apesar de certas variantes genéticas estarem associadas ao risco de DHC, seu impacto é menor quando comparado aos fatores de estilo de vida e cardiometabólicos.

Conclusão

Manter um estilo de vida saudável é crucial para reduzir o risco de doenças hepáticas, mesmo em pessoas com predisposição genética!

Cuidem-se, tenham uma alimentação saudável e façam atividade física, a sua saúde está em primeiro lugar!