As pessoas têm se preocupado cada vez mais com a sua aparência. A vaidade não é um aspecto negativo, uma vez que ela influencia de forma positiva a autoconfiança e a autoestima, trazendo qualidade de vida. Mas quando em excesso, a vaidade pode levar a decisões perigosas, como o uso de anabolizantes e hormônios.
Essas substâncias têm recomendações médicas, mas também são utilizadas de forma ilícita com objetivos puramente estéticos. Esse uso sem acompanhamento especializado pode trazer consequências negativas para a saúde, inclusive do fígado. Continue lendo para entender por quê.
Como o uso de anabolizantes e hormônios podem afetar a saúde do seu fígado?
Os anabolizantes são compostos químicos que imitam os efeitos da testosterona, o principal hormônio masculino. Eles agem no organismo aumentando a síntese de proteínas e reduzindo a quebra de músculos, levando a um aumento da massa muscular e da força. Porém, o uso dessas substâncias também pode ter efeitos negativos sobre a saúde do fígado, como hepatotoxicidade, esteatose hepática e inflamação.
O mecanismo de ação dos anabolizantes começa com a ligação dos compostos químicos aos receptores celulares de andrógenos, presentes em diversos tecidos do corpo, incluindo o fígado. A ativação desses receptores leva a uma série de efeitos metabólicos, como o aumento da síntese proteica e da retenção de nitrogênio nos músculos, além da redução da quebra de proteínas.
Porém, esse aumento da síntese proteica também pode levar a uma sobrecarga no fígado, que precisa metabolizar as proteínas em excesso. Isso pode levar à hepatotoxicidade, ou seja, danos às células hepáticas, além de uma redução na capacidade do fígado de metabolizar outras substâncias, como drogas e toxinas.
Saiba quais os danos no fígado causadas pelo uso dos hormônios e anabolizantes:
Hepatotoxicidade
Alguns hormônios e anabolizantes podem exercer um efeito tóxico sobre as células hepáticas, levando a morte celular e consequentemente gerar uma resposta inflamatória no fígado. Esta inflamação pode ser aguda, levando a quadros de hepatite aguda, que pode evoluir para a forma grave, chamada hepatite fulminante onde há a necessidade de transplante de fígado. A inflamação crônica pode levar a danos permanentes no fígado, como fibrose e cirrose hepática.
Esteatose hepática
O uso de hormônios e anabolizantes pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, causando esteatose hepática ou "fígado gordo". Isso ocorre principalmente com o uso de esteroides anabolizantes, que podem interferir no metabolismo dos lipídios.
Nódulos benignos (adenomas ) e malignos no fígado
Como já mencionamos, o uso dessas substâncias pode alterar o equilíbrio hormonal no organismo, o que pode levar a um aumento da proliferação celular no fígado. A proliferação celular descontrolada é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de tumores. Além disso podem causar dilatação nos vasos sanguíneos do fígado deixando o órgão mais frágil e propenso a hemorragias.
É importante ressaltar que nem todas as pessoas que utilizam anabolizantes desenvolverão doenças no fígado, mas o risco aumenta significativamente com o uso prolongado e abusivo dessas substâncias. Além disso, fatores como predisposição genética, dose utilizada, duração do uso e presença de outras condições de saúde podem influenciar o risco individual.
Outros efeitos negativos do uso destas substâncias são:
- Quadros de acne;
- Queda de cabelo;
- Aumento das mamas em homens;
- Maior produção de colesterol ruim;
- Alterações de humor;
- Problemas cardíacos;
- Agressividade;
- Depressão;
- Crescimento de pelos em mulheres;
- Engrossamento da voz em mulheres.
Quais são os sintomas de Toxicidade Hepática?
- Febre baixa;
- Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
- Coceira pelo corpo;
- Dor no lado direito do abdômen;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Mal-estar;
- Urina escura;
O uso de anabolizantes com finalidade estética não é liberado no Brasil. Ou seja, uma pessoa não pode utilizar esse tipo de substância se ela não for necessária para sua saúde. Esses medicamentos têm a sua venda controlada e só podem ser adquiridos com receita médica, que fica retida.
Recentemente o chamado "chip da beleza" (implante hormonal cuja composição pode conter gestrinona, testosterona entre outros hormônios, quando implantado no corpo, a substância passa a ser liberada na corrente sanguínea) foi proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), uma decisão que abrange todos os esteróides e anabólicos para fins estéticos.
É importante ressaltar que o uso de hormônios e anabolizantes deve ser feito sob estrita supervisão médica e seguindo as doses recomendadas. O uso abusivo e sem orientação pode levar a danos graves no fígado e em outros órgãos.
Se você tem preocupações ou está considerando o uso dessas substâncias, é fundamental consultar um médico especializado para obter orientação adequada. Fique atento!